Para aqueles que não são
familiarizados com o termo, TEM significa Telecom Expense Management, mais
especificamente Gestão de Gastos com Telecom. Esse serviço é um conjunto de
atividades que gerencia com eficiência todos os recursos que envolvem
telecomunicações dentro de uma empresa, através de ferramentas automatizadas e
processos de negócio padronizados - buscando, sempre, a economia, centralização
e visibilidade das faturas telefônicas.
O termo Telecom Expense
Management surgiu em meados dos anos 80, com a separação da Ma Bell
(AT&T). Antes dessa ruptura, havia
apenas um tipo de provedor de telefonia disponibilizado no mercado. Porém, com
este acontecimento, multiplicou-se o número de empresas, e assim gerou espaço
para mais flexibilidade na escolha. Compreender o funcionamento das diferentes
operadoras, mesmo sendo conhecedor da área, não era uma tarefa fácil e os
gerentes de TI não tinham conhecimentos e habilidades suficientes para gerenciar
esses processos.
Foi neste cenário que o TEM
começou a ganhar força ao oferecer uma metodologia de consultoria baseada na
gestão do ciclo de vida dos recursos de Telecom.
A inovadora metodologia de TEM
(Telecom Expense Management) é considerada hoje a melhor prática para o
controle de faturas telefônicas e gestão de gastos com telecomunicações. O
conceito se baseia em um conjunto de atividades que se gerencia,
eficientemente, os ativos, contratos e tarifas de Telecom da empresa, buscando
trazer resultados rápidos mediante o uso de ferramentas automatizadas e
processos de negócios padronizados. Sua proposta é ir além da administração de
tarifas, com base em soluções internas ou de terceiros (tarifadores),
instaladas em PABXs.
O post da semana que vem trará o conceito de tarifado/bilhetador e alguns tópicos que o diferencia da Gestão de Telecom.
O post da semana que vem trará o conceito de tarifado/bilhetador e alguns tópicos que o diferencia da Gestão de Telecom.