Telecom é uma das maiores despesas das empresas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Metodologia TEM (Telecom Expense Management)

Para aqueles que não são familiarizados com o termo, TEM significa Telecom Expense Management, mais especificamente Gestão de Gastos com Telecom. Esse serviço é um conjunto de atividades que gerencia com eficiência todos os recursos que envolvem telecomunicações dentro de uma empresa, através de ferramentas automatizadas e processos de negócio padronizados - buscando, sempre, a economia, centralização e visibilidade das faturas telefônicas.

O termo Telecom Expense Management surgiu em meados dos anos 80, com a separação da Ma Bell (AT&T).  Antes dessa ruptura, havia apenas um tipo de provedor de telefonia disponibilizado no mercado. Porém, com este acontecimento, multiplicou-se o número de empresas, e assim gerou espaço para mais flexibilidade na escolha. Compreender o funcionamento das diferentes operadoras, mesmo sendo conhecedor da área, não era uma tarefa fácil e os gerentes de TI não tinham conhecimentos e habilidades suficientes para gerenciar esses processos.

Foi neste cenário que o TEM começou a ganhar força ao oferecer uma metodologia de consultoria baseada na gestão do ciclo de vida dos recursos de Telecom.

A inovadora metodologia de TEM (Telecom Expense Management) é considerada hoje a melhor prática para o controle de faturas telefônicas e gestão de gastos com telecomunicações. O conceito se baseia em um conjunto de atividades que se gerencia, eficientemente, os ativos, contratos e tarifas de Telecom da empresa, buscando trazer resultados rápidos mediante o uso de ferramentas automatizadas e processos de negócios padronizados. Sua proposta é ir além da administração de tarifas, com base em soluções internas ou de terceiros (tarifadores), instaladas em PABXs. 

O post da semana que vem trará o conceito de tarifado/bilhetador e alguns tópicos que o diferencia da Gestão de Telecom.