Telecom é uma das maiores despesas das empresas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

CICLO DE VIDA E MELHORES PRÁTICAS – Gestão de Inventário


A próxima etapa do ciclo de vida das telecomunicações é a Gestão de Inventários. Esta consiste em uma série de processos com múltiplas funções que permitem o cadastro completo de todos os recursos de telefonia fixa, móvel e dados, possibilitando a gestão integrada e centralizada de todos os ativos, recursos de telecomunicação físicos (Ex.: equipamento/aparelho) ou lógicos (Ex.: ramais/número de telefone), a identificação, a alocação correta por área/usuário, e o controle de aparelhos em comodato.

Primeiro passo para iniciar uma gestão eficiente de inventário é recolher informações detalhadas de todos os recursos de telecomunicação da empresa, e conseguinte a este processo, implantar regras para assegurar todos esses dados, que, por sua vez, poderá tornar-se a base para a introdução de melhorias operacionais e da produtividade.

O uso desse módulo no processo de gestão garante uma visão atualizada, simplificada e direta de todos os ativos de telecomunicação, bem como, mantém um histórico de todo inventário e sua movimentação, inclusive por centro de custo. 

Atividades:

  • Cadastro de todos os ativos/recursos de telefonia fixa, móvel e dados 
  •  Permite o cadastro dos recursos através da leitura de código de barra 
  •  Inventário de ativos consolidado com todos recursos de telecomunicação físicos (Ex.: equipamento/aparelho) e lógicos (Ex.: ramais/número de telefone) 
  •  Visão simplificada dos ativos em uso de disponíveis 
  •  Identificação e alocação correta por centro de custo, área ou usuário 
  • Rastreabilidade e histórico dos ativos, movimentação, consumo e gastos 
  •  Controle de aparelhos em comodato, com geração de termo de responsabilidade e devolução 
  •  Permite a integração com a intranet para publicação de informações da Agenda, ramais, localização, etc.