Telecom é uma das maiores despesas das empresas

terça-feira, 20 de maio de 2014

CICLO DE VIDA E MELHORES PRÁTICAS – GESTÃO DE ATESTE DE FATURAS





Atualmente as operadoras de telecomunicações enviam as faturas telefônicas em papel ou em formato digital (PDF e TXT), sendo necessário separar a parte da fatura correspondente a cada unidade/usuário. Para o encaminhamento e ateste destas contas é preciso imprimir, separar, nomear, carimbar, envelopar, entregar e recolher as faturas telefônicas nos seus respectivos departamentos. E, com o crescente impacto dos gastos telefônicos nas bases orçamentárias das corporações, esse gerenciamento manual tornou-se altamente custoso, pois a quantidade de páginas processadas por mês é alta, demandando muito tempo e trabalho para a realização da atividade.
Para isso, o papel da Gestão de Ateste de Faturas é a identificação, distribuição automática e encaminhamento eletrônico, para cada usuário ou gestor responsável pelo ativo fixo ou móvel, de e-mail contendo link de acesso à sua respectiva fatura telefônica e detalhamento. Permite, assim, a realização de ateste das ligações telefônicas realizadas no período estabelecido e emissão de documento de cobrança para restituição (GRU) dos gastos particulares, assim como emissão de relatório especifico de desconto em folha pagamento.

Atividades:

  • Identificação automática do usuário responsável pelo ativo fixo, móvel ou dados
  • Distribuição automática das faturas aos usuários através do e-mail corporativo
  • Controle de Cotas
  • Ateste eletrônico das ligações telefônicas realizadas com identificação das chamadas profissionais e particulares
  • Criação de agenda telefônica particular
  • Totalização automática das ligações particulares e extrapolação de cotas
  • Geração de documento de cobrança (GRU, DARF, etc) ou arquivo direcionado ao RH para débito na folha de pagamento, possibilitando rápido ressarcimento dos valores
  • Envio das mensagens de alerta aos usuários para ateste das faturas telefônicas.
  • Utilização de certificados digitais padrão ICP-Brasil, modelo A3, para assinatura digital nos documentos de ateste
  • Otimização do processo de distribuição e recolhimento de faturas para ateste pelos usuários
  • Redução de gastos com cópias e impressões de faturas para ateste
  • Redução em até 20% das despesas com Telecom devido a corresponsabilidade dos usuários de telefonia com o gestor do contrato*.