Telecom é uma das maiores despesas das empresas

sexta-feira, 14 de março de 2014

MDM (MOBILE DEVICE MANAGEMENT) / GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVO MÓVEL



Os dispositivos móveis vem transformando o dia a dia das pessoas. A sua proliferação desencadeou soluções inovadoras em todos os setores, da agricultura à engenharia, causando impactos que afetam tanto a sociedade quanto a economia, e se tornando primordial para a evolução dos negócios. Na busca por aumento de produtividade, as organizações cada vez mais têm adotado a utilização de dispositivos móveis em suas comunicações. No entanto, a disponibilização e manutenção de smartphones e tablets representam custos, riscos de segurança, e desafios de usabilidade que as ferramentas tradicionais de gerenciamento de TI não podem resolver.

A questão não é saber se o departamento de TI apoia o movimento Traga o seu próprio dispositivo (BYOD), mas sim quando e como realizar um bom gerenciamento. Atualmente, já não é mais possível controlar o uso de dispositivos móveis nas organizações. Portanto, é fundamental que estes profissionais saibam a importância de se ter uma boa gestão, escolhendo a plataforma mais adequada para seus usuários, o provisionamento de dispositivos para acesso seguro e o monitoramento centralizado, a criação de políticas de uso para administrar casos de perdas ou roubos, a adoção de ferramentas que facilitem a limpeza de dados corporativos, entre tantos outros.

Essas peculiaridades podem ser tratadas com uma nova plataforma de gerenciamento, o MDM. O Mobile Device Management é uma metodologia para gerenciar toda a base de dispositivos móveis (Smartphones, Tablets e Dispositivos Especiais) das empresas, com funcionalidades que incluem controle de inventário, implantar, assegurar as informações e sistemas através de políticas de segurança, monitorar, gerenciar aparelhos pessoais no ambiente corporativo, gerenciar e bloquear dispositivos em grupos ou individual, além de realizar a gestão de instalação, manutenção e utilização de aplicativos e conteúdos em larga escala.

Esse sistema tem ganhado notoriedade e rápida adoção entre empresas que desejam gerenciar os seus dispositivos, afim de garantir a total segurança da rede e as suas informações corporativas, bem como manter a proteção de seus dados quando armazenados em smartphones e tablets. Contudo, ao definir uma estratégia móvel, a organização deve primeiramente identificar as suas necessidades de negócios, e considerar todas as variáveis ​​que podem afetar a eficiência e a produtividade de um programa móvel, incluindo pessoas, políticas / processos, tecnologia e custos.  

Seguindo esta tendência, no próximo post abordaremos o conceito de BYOD e como este movimento tem ganhado espaço nas empresas.