Diferentemente da Gestão de Telecom, baseado em metodologia TEM, o Tarifador é um equipamento/software simples, que recebe bilhetes da central como insumo (PABX), coleta, armazena e processa os registros das ligações telefônicas fixas, por meio de CDR (Call Detail Record – Registro Detalhado da Chamada). Ou seja, a cada chamada realizada, o tarifador registra o ramal que efetuou a ligação, o tronco utilizado, o número discado, o tempo de duração da chamada e, o custo obtido.
Diferenças básicas entre Tarifadores e Softwares baseados na Metodologia de TEM:
TARIFADOR /
BILHETADOR
|
METODOLOGIA
TEM
|
Gestão somente da telefonia fixa
|
Gestão
centralizada de telefonia fixa, móvel e dados
|
Software simples de coleta de bilhetes do PABX
|
Software para gestão eficiente e automatizada de todos os custos
de telecomunicações
|
Controle manual de ligações particulares
|
Controle e ateste
automatizado das ligações particulares
|
Em geral, o rateio das despesas é somente por ramal, devido as linhas
analógicas
|
Rateio das despesas por centro de custo, unidades, ramal, etc.
|
Poucos relatórios e limitados
|
Relatórios
completos e variados
|
Auditoria das faturas telefônicas (Conciliação e Conformidade)
|
|
Inventário dos
ativos fixos e móveis
|
|
Gestão de contratos
|
|
Implementação de
políticas de uso
|
|
Integração com processos internos de gestão (ERPs)
|
|
Contestação de
valores cobrados indevidamente
|