Telecom é uma das maiores despesas das empresas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Tarifador ou Bilhetador

Diferentemente da Gestão de Telecom, baseado em metodologia TEM, o Tarifador é um equipamento/software simples, que recebe bilhetes da central como insumo (PABX), coleta, armazena e processa os registros das ligações telefônicas fixas, por meio de CDR (Call Detail Record – Registro Detalhado da Chamada). Ou seja, a cada chamada realizada, o tarifador registra o ramal que efetuou a ligação, o tronco utilizado, o número discado, o tempo de duração da chamada e, o custo obtido.

Diferenças básicas entre Tarifadores e Softwares baseados na Metodologia de TEM:


TARIFADOR / BILHETADOR
METODOLOGIA TEM
Gestão somente da telefonia fixa
Gestão centralizada de telefonia fixa, móvel e dados
Software simples de coleta de bilhetes do PABX
Software para gestão eficiente e automatizada de todos os custos de telecomunicações
Controle manual de ligações particulares
Controle e ateste automatizado das ligações particulares
Em geral, o rateio das despesas é somente por ramal, devido as linhas analógicas
Rateio das despesas por centro de custo, unidades, ramal, etc.
Poucos relatórios e limitados
Relatórios completos e variados

Auditoria das faturas telefônicas (Conciliação e Conformidade)

Inventário dos ativos fixos e móveis

Gestão de contratos

Implementação de políticas de uso

Integração com processos internos de gestão (ERPs)

Contestação de valores cobrados indevidamente