Em geral, 15 % das contas de telecomunicações
costumam apresentar erros de cobranças. Por isso, faz parte do escopo da Gestão
de Telecom a realização de verificação
de conformidade das faturas e conciliação
com o tarifador. Mas afinal, o que é isso?
Resumidamente, a verificação da Conformidade é a comparação dos serviços e tarifas cobrados pelas
operadoras com os valores constantes nos contratos; enquanto que a Conciliação é a comparação dos bilhetes
coletados nas centrais telefônicas com as ligações cobradas nas faturas
telefônicas.
Atualmente, existem empresas que prestam este tipo de
serviço utilizando softwares. Desta forma, é possível automatizar o processo e
minimizar esforços, tempo dispendido na análise e possibilidades de erros. Seus
benefícios incluem ainda:
Verificação da conformidade automática através
do upload e leitura da fatura eletrônica das operadoras de telefonia fixa,
móvel e de dados e a comparação com as condições contratuais cadastradas, realçando
as divergências de forma clara e concisa existente entre as faturas telefônicas
e os contratos junto as operadoras de telecomunicações.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Automação do processo de análise e contestação/glosa das faturas telefônicas através da verificação das tarifas e serviços cobrados pelas operadoras nas faturas consolidando os valores de glosa referentes aos valores indevidos de tarifas, aos valores referentes a tarifas e serviços não previstos nos contratos, tarifas e serviços não identificados e serviços cobrados em duplicidade.
- Identificação das divergências de forma clara e concisa existente entre o faturado e o registrado pelas centrais telefônicas através do upload das faturas eletrônicas de telefonia fixa e sua comparação com os bilhetes.
- Identificação de todas ligações não registradas pela central telefônica ou àquelas cujo o horário e/ou a duração não sejam correspondentes.
- Verificação da duração e quantidade dos serviços e das chamadas cobradas, com as chamadas cobradas que não foram bilhetadas pelas centrais telefônicas.
- Identificação de situações de assincronia de relógios e pequenas variações de duração das ligações de maneira a garantir pelo menos 98% de acerto para as ligações efetivamente realizadas.