Telecom é uma das maiores despesas das empresas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

CONFORMIDADE E CONCILIAÇÃO AUTOMATIZADAS



Em geral, 15 % das contas de telecomunicações costumam apresentar erros de cobranças. Por isso, faz parte do escopo da Gestão de Telecom a realização de verificação de conformidade das faturas e conciliação com o tarifador. Mas afinal, o que é isso?

Resumidamente, a verificação da Conformidade é a comparação dos serviços e tarifas cobrados pelas operadoras com os valores constantes nos contratos; enquanto que a Conciliação é a comparação dos bilhetes coletados nas centrais telefônicas com as ligações cobradas nas faturas telefônicas.
Atualmente, existem empresas que prestam este tipo de serviço utilizando softwares. Desta forma, é possível automatizar o processo e minimizar esforços, tempo dispendido na análise e possibilidades de erros. Seus benefícios incluem ainda: 
 Verificação da conformidade automática através do upload e leitura da fatura eletrônica das operadoras de telefonia fixa, móvel e de dados e a comparação com as condições contratuais cadastradas, realçando as divergências de forma clara e concisa existente entre as faturas telefônicas e os contratos junto as operadoras de telecomunicações.
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  • Automação do processo de análise e contestação/glosa das faturas telefônicas através da verificação das tarifas e serviços cobrados pelas operadoras nas faturas consolidando os valores de glosa referentes aos valores indevidos de tarifas, aos valores referentes a tarifas e serviços não previstos nos contratos, tarifas e serviços não identificados e serviços cobrados em duplicidade.
  • Identificação das divergências de forma clara e concisa existente entre o faturado e o registrado pelas centrais telefônicas através do upload das faturas eletrônicas de telefonia fixa e sua comparação com os bilhetes.
  • Identificação de todas ligações não registradas pela central telefônica ou àquelas cujo o horário e/ou a duração não sejam correspondentes.
  • Verificação da duração e quantidade dos serviços e das chamadas cobradas, com as chamadas cobradas que não foram bilhetadas pelas centrais telefônicas.
  • Identificação de situações de assincronia de relógios e pequenas variações de duração das ligações de maneira a garantir pelo menos 98% de acerto para as ligações efetivamente realizadas.