Telecom é uma das maiores despesas das empresas

segunda-feira, 24 de março de 2014

PROGRAMA BYOD (Bring Your Own Device) – Traga seu próprio dispositivo

No último post apontamos maneiras de como as empresas podem monitorar e controlar o uso de seus dispositivos móveis. No post dessa semana vamos abordar sobre uma tendência que vem invadindo o ambiente de trabalho dessas empresas: o programa Bring Your Own Device - em uma tradução livre Traga seu próprio dispositivo.

Uma realidade e uma ameaça nas empresas?

Atualmente, os smartphones e tablets estão cada vez mais se popularizando nos ambientes de trabalho e no cotidiano corporativos. Com essa consumerização da mobilidade empresarial, muitas organizações estão permitindo o uso de dispositivos móveis pessoais (BYOD) ou programas híbridos de compartilhamento de dispositivos entre a corporação e o funcionário.

Fonte: Revista PC&Cia
Uma tendência que já ganhou muita força nas empresas com o crescimento massivo e a facilidade na acessibilidade dos dispositivos móveis. E este movimento só tende a crescer. Conforme o último estudo realizado pela Associação Brasileira de e-business, com 200 líderes de empresas brasileiras de grande porte, quase metade (48%) das corporações pretendem investir nesta prática nos próximos anos. Além disso, alguns dos benefícios que o programa oferece, de acordo com o e-business Brasil, é a mobilidade (77%) e redução de custos (42%).


Contudo, a adoção de BYOD ainda traz muitas inseguranças para algumas empresas. Ao mesmo tempo que essa prática reduz os gastos operacionais das empresas, ela também oferece riscos. O maior agravante da utilização de dispositivos móveis é permitir que o usuário transporte imensas quantidades de dados, expondo os dados confidenciais fora da rede da empresa e executando programas muito complexos, assim como o risco de extravio ou furto dos dispositivos. O desafio então é conciliar esta tendência com a segurança da informação.

Fonte: Revista PC&Cia
Para que as empresas adotem essa prática, com segurança e confiabilidade, é necessário que estas definam claramente a sua posição quanto a política de utilização e a de governança, para auxiliar a equipe de TI a gerenciar com mais efetividade esses dispositivos e garantir que a segurança da rede não seja comprometida. É importante também que a corporação possua um planejamento estratégico de TI para explorar os aspectos positivos do movimento e entender quais suas necessidades, bem como o envolvimento ativo das áreas jurídica e de Recursos Humanos.

O programa BYOD é uma realidade e pode ser vista como uma grande oportunidade para as empresas desenvolverem e acelerarem seus negócios, tornado o trabalho dos funcionários mais ágeis e eficientes. Entretanto as empresas precisam estar cientes que, para que o BYOD seja bem sucedido, é necessário criar uma base sólida, mostrando de forma clara a separação das informações corporativas e pessoais, aplicativos e regras de postagens de conteúdo, e evidenciando aos seus funcionários os benefícios que o programa oferece.