As
despesas com telecom estão entre os maiores custos das empresas. Para isso,
devem identificar e executar estratégias para reduzir seus gastos com telecom. No
intuito de auxiliar as organizações nesta missão, seguem sete maneiras de como reduzir
os custos de telecom da sua empresa:
1) Possuir inventário centralizado e
realizar auditorias
O
inventário permite às empresas a compreenderem os detalhes, as características,
funções e o uso de todas as linhas e ativos, garantindo que esta seja cobrada
de forma mais apropriada. Auditorias periódicas garantem também uma visão
transparente de que os recursos e investimentos estão de acordo com as
diretrizes da empresa.
2)
Identificar erros de faturamento e oportunidades
Erros de faturamento são extremamente
comuns, e muitas vezes negligenciados. As taxas contratadas podem não ser
devidamente faturadas, impostos podem ser mal calculados, e serviços cancelados
podem continuar sendo cobrados. Por
isso, é importante acompanhar periodicamente este processo para se assegurar de
que todas as faturas recebidas estão de acordo com o contrato firmado.
3)
Otimizar recursos: linhas telefônicas e dispositivos
Muitas
empresas poupam dinheiro simplesmente por meio da consolidação de múltiplas
linhas de banda estreita em uma linha de maior largura de banda. Os dispositivos de custos mais elevados também podem migrar para os de menor
custo. Estes minimizam o desperdício e otimizam o uso.
4)
Renegociar contratos para obter melhores ofertas
As
operadoras de telecomunicação estão freqüentemente dispostas a renegociar os contratos
caso a sua empresa demonstre alguma insatisfação ou precise reduzir custos de
imediato. Assinando um novo acordo em meio aos seus termos, por um preço menor
ou melhoria de serviços, por exemplo, compensa a ampliação dos prazos de
fidelidade.
5)
Empregar novas tecnologias para reduzir custos
As
tecnologias emergentes oferecem às empresas uma variedade de opções para
reduzir seus custos com telecomunicação. As organizações podem gastar menos utilizando
tecnologias mais recentes (WAN, VoIP), e receber um serviço de melhor
qualidade.
6)
Realizar atesto das faturas telefônicas
Solicitar
que os usuários dos ativos de telefonia (fixa e móvel) realizem a conferência
das faturas telefônicas, analisando e classificando as ligações e serviços
cobrados pelas operadoras de telecomunicações.
7)
Identificar maneiras de ganhar descontos e abatimentos
Uma das melhores maneiras de uma empresa
economizar em despesas de telecomunicações é encontrar parceiros ou
fornecedores capazes de sugerir taxas mais competitivas sobre os serviços, além
de descontos adicionais e/ou abatimentos. Estes parceiros têm como finalidade
identificar soluções que beneficiam os seus clientes a partir das necessidades
e perspectivas de custos.